BATALHA | CALDAS DA RAINHA | LEIRIA | MARINHA GRANDE | POMBAL | PORTO DE MÓS | OURÉM

Get Adobe Flash player

PUBLICAÇÕES CEPAE

Veja aqui as publicações do CEPAE. Conheça o catálogo, as coleções próprias e as apioadas por nós. (ver)

 

  LOGO_6.jpg

CONHEÇA A DIREÇÃO CEPAE 

Veja aqui quem são os novos membros da Direção do CEPAE para o biénio 2016-2018. (ver)

 

 

CONTRIBUTOS

Regularmente vamos promover neste espaço contributos de colaboradores nas áreas do património. (ver)

 

 

LOJA CEPAE

Veja a nossa oferta de publicações e encomenda online! Receba os nossos livros diretamente em sua casa. (ver)

 

Um pouco das nossas atividades ao longo destes anos:

1993

- Aprovação dos primeiros Estatutos e realização da escritura notarial.

1994

25 de Janeiro - Aprovação do Regulamento Interno e Corpos Gerentes para o biénio 94/95.

25 de Março - Aprovação do primeiro Plano de Actividades e Orçamento. Assinatura de Protocolo de Colaboração com a Universidade Católica - Pólo de Leiria, de que tem resultado o desenvolvimento de um Sistema de Informação Multimédia para o Património Cultural e Ambiental da Região.

1995

Março - I Jornadas Culturais do CEPAE - À Descoberta do Património

Maio - Participação no painel Cultura do 2.º Congresso do Distrito de Leiria e Alta Estremadura, com referências elogiosas que constam das conclusões.

Junho - Participação no 1.º Seminário do Património da Região Oeste que decorreu no Bombarral, apresentando a comunicação O Centro do Património da Alta Estremadura e os seus Projectos, integrada no painel Instrumentos e Metodologias.

Outubro - Participação, com a Junta de Freguesia de Leiria, a ACIL - Associação Comercial e Industrial de Leiria, o ATENEU e o Instituto Português da Juventude, na organização das 1.as Jornadas do Centro Histórico de Leiria - Olhó passado aqui ao lado, com extraordinária adesão por parte da população da cidade e seu concelho.

1996

Abril - Participação, com a NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria, a ADLEI - Associação Para o Desenvolvimento de Leiria, o Centro Português de Design e o Rotary Club de Leiria, na organização da “Mostra de Design Leiria’96 - Design, Arte e Indústria” da região, que contou com a presença de mais de 2000 visitantes, tendo sido incluída também na visita ao País do Senhor Presidente da República durante as comemorações do 25 de Abril de 1996, como exemplo “do melhor de Portugal.”

Outubro - Participação no 1.º Congresso de Turismo na Região de Leiria, organizado por diversas entidades da Região, e que teve lugar em Fátima.

Dezembro - Inauguração da Sede provisória no Edifício Jordão, 1º - escritório 3, na Batalha, e mudança de nome da Associação para CENTRO DO PATRIMÓNIO DA ESTREMADURA, como resultado do alargamento da sua área de intervenção.

- Lançamento do Projecto “Um Mecenas...Um Livro”, organizado pelo CEPAE, Arquivo Distrital de Leiria, Associação “Unir Gerações” e Câmara Municipal de Leiria, destinado a angariar fundos para o restauro dos livros danificados por ocasião da inundação que afectou as antigas instalações do Arquivo Distrital de Leiria.

1997

- Participação no 2.º Seminário do Património da Região Oeste, a nível da organização e apresentando a comunicação A Informatização do Património Rural no Oeste, integrada no painel Património e desenvolvimento rural.

15 de Março a 4 de Maio - II Jornadas Culturais, sob o tema Marcos de Uma Identidade. em que nove concelhos apresentaram um vasto leque de actividades que incluíram conferências e debates, visitas guiadas, exposições, espectáculos de dança e cantares populares, recitais de música, exposições, feiras e solenidades religiosas.

Junho - Aprovação do projecto Inventariação do Património da Alta Estremadura e Oeste, candidato ao FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, no âmbito do PROCENTRO - Programa Operacional da Região Centro, Sub-Programa C - Apoio às Actividades Económicas e ao Desenvolvimento Endógeno, Medida C1.

Outubro - Participação no Encontro Nacional de Associações de Defesa do Património Construído, que se realizou em Santarém e em Coimbra, onde apresentou a comunicação Conhecer para Preservar: o CEPAE e a Informatização do Inventário do Património da Alta Estremadura e Oeste.

Novembro - Participação, a convite do Museu Regional de Arqueologia D. Diogo de Sousa, de Braga, na Exposição/Mostra Aplicação das Tecnologias de Informação ao Património Cultural, que decorreu em Tondela, nos dias 20 e 21, e onde teve a oportunidade de divulgar a sua Base de Dados sobre o Inventário do Património da Alta Estremadura e Oeste.

Dezembro - Escritura de Alteração de Estatutos e da Denominação do CEPAE, que deste modo passou a designar-se oficialmente como CENTRO DO PATRIMÓNIO DA ESTREMADURA (publicação no Diário da República Nº 44/98 - Suplemento, III Série, 4028 de 21 de Fevereiro de 1998.

1998

Março - Assinatura de Protocolos de Cooperação com a Câmara Municipal da Marinha Grande, e com a Câmara Municipal da Batalha, no âmbito do projecto de Inventariação do Património.

- Participação na gestão do Programa LEADER II/ADAE, na qualidade de Vogal da Direcção da ADAE – Associação de Desenvolvimento da Alta Estremadura.

- Membro da Comissão de Honra do XVI Festival de Música em Leiria, a convite do Orfeão de Leiria.

20 a 29 de Junho - Participação do Núcleo CEPAE de Porto de Mós, na EXPOMÓS’98 - Mostra das Actividades Económicas e Serviços do Concelho de Porto de Mós, certame integrado nas tradicionais Festas de São Pedro, com apresentação de exposição fotográfica sobre o Património Cultural e Natural, em resultado dos trabalhos de inventário realizados entre Janeiro e Maio de 1998 naquele concelho.

Dezembro - Inauguração da nova sede, cedida a título gratuito, no âmbito de um Protocolo com a Câmara Municipal da Batalha, no edifício restaurado onde durante vários séculos funcionaram os Paços do Concelho.

- Membro da Comissão Organizadora do 3.º Congresso do Distrito de Leiria e Estremadura, a realizar de 20 a 23 de Maio de 1999.

1999

20 de Março a 18 de Abril – Realização das III Jornadas Culturais, que sob o tema Na Rota dos Patrimónios, apresentaram diversas actividades de âmbito cultural – visitas guiadas, conferências, espectáculos musicais, exposições, entre outras – em oito concelhos da Região: Batalha, Caldas da Rainha, Leiria, Marinha Grande, Ourém, Peniche, Pombal e Porto de Mós.

20 de Março – Coincidindo com a Sessão de Abertura das III Jornadas, efectuou-se uma Apresentação Pública da Base de Dados Multimédia, em resultado dos trabalhos de inventariação que decorreram entre Janeiro e Dezembro de 1998, ao abrigo do PROCENTRO - Programa Operacional da Região Centro, Sub-Programa C - Apoio às Actividades Económicas e ao Desenvolvimento Endógeno, Medida C1.

2001

17 de Março a 6 de Maio - Tiveram lugar as IV jornadas do CEPAE sob o tema “Espaços e Memórias” que além de manter os objectivos das anteriores jornadas, pretenderam sensibilizar as populações residentes para a necessidade de conservar e preservar as suas tradições, os seus costumes e a sua identidade cultural.

Julho – Participação no programa de Ocupação de Tempos Livres (OTL) com os projectos “Os Duendes da Floresta” e “CD-ROM Património da Alta Estremadura e Oeste”. O primeiro projecto integrou quatro jovens batalhenses, que dinamizaram acções de prevenção de fogos florestais no Concelho da Batalha. O segundo projecto consistiu na introdução e correcção de informação da Base de Dados sobre o Inventário do Património, com vista a uma actualização em CD-ROM.

2003

- Realização das V jornadas do CEPAE, “Da Raiz ao Futuro” que se destinaram essencialmente em demonstrar a importância que o património possui na economia da nossa região como sendo um motor de desenvolvimento e de atracção.

- Lançamento do livro “Espaços e Memórias” que pretende fazer a compilação das actas relativas as IV jornadas Culturais do CEPAE.

2004

- O CEPAE lançou em Janeiro a 1.ª edição do concurso “Brigadas do património” com o objectivo de sensibilizar os mais jovens para a necessidade de identificar e inventariar o património existente.

Fevereiro – Participação do CEPAE na organização do Fórum Leiria – “Euro 2004: “Qual a projecção da região?” que pretendeu avaliar a imagem difundida pela região de Leiria e quais as potencialidades e carências desta perante um evento de grande impacto como o Campeonato Europeu de Futebol 2004. Deste fórum resultaram dois projectos de grande importância para o CEPAE: O projecto de animação cultural do Castelo de Leiria, “O Alcaide Convida…” e a edição do “Roteiro Ernesto Korrodi”.

Junho – Desenvolvimento do projecto de animação cultural do Castelo de Leiria, “O Alcaide Convida…” que pretendia dar a conhecer a história desse monumento, através de uma visita encenada por figurantes com trajes do século XVI e XVII.

- Elaboração e edição do “Roteiro Ernesto Korrodi”, este famoso arquitecto suíço desempenhou um papel importante na construção e reconstrução de alguns edifícios da região de Leiria e na divulgação a nível nacional do estilo “ Arte Nova”.

- Lançamento da Campanha de Sensibilização junto das Escolas, para a importância da identificação e inventariação de várias tipologias patrimoniais e o concurso "Brigadas do Património". No qual foi elaborada uma entrega de prémios, a 28 de maio, no auditório da Câmara Municipal da Batalha.

- Realizou-se o Fórum Leiria "Euro 2004: Qual a Projeção da Região?", em parceria com a ADLEI, em Fevereiro de 2004.

- Projeto de animação cultural no Castelo de Leiria "O alcaide convida..." que visa dar a conhecer aos seus visitantes a história do monumento, através de uma visita pelas diversas dependências do mesmo, guiada por figurantes com trajes do século XVI e XVII. Deste modo, os visitantes são sensibilizados para a descoberta e valorização do castelo. O argumento centrou-se à volta da história do Castelo de Leiria, sendo os visitantes acolhidos pelos figurantes representado o Alcaide e a sua esposa. Este projeto surgiu em consequência do "Euro 2004" decorrendo durante o mês de junho de 2004.

- "Roteiro de Ernesto Korrodi" que visou divulgar o património construído e reconstruído pelo arquiteto. O projeto decorreu de uma das conclusões retiradas do Fórum Leiria - Euro 2004. O roteiro foi elaborado com a parceria da ADLEI, e da Delegação Distrital da Ordem dos Arquitetos.

- O CEPAE foi reeleito para mais um mandato na Direção da ADAE e do Conselho de Decisão LEADER+.

- Elaboração do site do CEPAE.

2005

- Realizaram-se os estágios com a participação de 2 alunos da Escola Profissional de Artes e Ofícios Tradicionais da Batalha.

- Organizaram-se as "VI Jornadas CEPAE", com múltiplos contatos formais e conferencistas, outros convidados, entidades apoiantes e participantes e na criação de material de divulgação e secretariado. As jornadas denominaram-se "Rotas e Sabores da Alta Estremadura" e desenvolveram-se por seis concelhos da Alta Estremadura, com os seguintes jantares temáticos:

  • "Confrarias e Gastronomia Urbana; Conversa à mesa com Paulo Sá Machado, Manuel Couceiro e António Coelho;
  • Porto de Mós, Passeio "Na Rota da Água; Tema do jantar: "As Ervas Aromáticas e a Gastronomia Serrana", conversa à mesa com Isabel Amado;
  • Pombal, Passeio "Da Redinha a Abiúl", tema do jantar "O Marquês e a Gastronomia do Século XVIII", conversa à mesa com Jorge Estrela;
  • Batalha, Passeio "Da Arte do Homem à Arte da Natureza", tema do jantar "Os Dominicanos e a Gastronomia Conventual", conversa à mesa com Manuel Poça das Neves;

- Na sequência das jornadas foi publicado o livro "Contos e Sabores da Alta Estremadura", um conjunto de contos de autores locais revelando uma iguaria por concelho da Alta Estremadura, de forma ficcionada.

- Realizou-se a 2.ª edição do concurso "A Brigada do Património" com o tema a "Toponímia", em parceria com o IPL. A iniciativa foi encerrada com uma sessão de entrega de prémios, a 15 de junho, no audit´roio do Politécnico de Leiria.

- Na sequêsncia de uma proposta da Região de Turismo Leiria/Fátima, o CEPAE solicitou a colaboração da Escola Profissional de Artes e Ofícios Tradicionais da Batalha. Este guia foi ultimado e será apresentado em fevereiro de 2006.

- O CEPAE tem dado continuidade à sua prestação em sede da Direção da ADAE e do Conselho de Decisão do Programa LEADER+.

2006

- Realização do concurso escolar "Brigadas do Património" com o tema "História de Mulheres com Histórias", iniciativa realizada em parceria com o IPL, envolvendo o apoio do Governo Civil de Leiria e o Jornal "Região de Leiria", "Eco de Pombal", "Jornal da Batalha" e a "Gazeta das Caldas", que promoveram a sua publicação. Este concurso envolveu ainda a colaboração das coordenações educativas de Leiria, Área Oeste, Lezíria e Médio Tejo, que através de canais próprios promoveram o concurso junto das escolas.

- Lançamento do projeto do Atelier Itinerante "Pré-História Viva", projeto a dinamizar em colaboração com o Instituto Português de Arqueologia, através de 2 dos seus técnicos superiores: Helena Moura e Thierry Aubry, que prevê sessões de sensibilização ao conhecimento da pré-história em todos os concelhos cujas autarquias são associadas do CEPAE, bem como elaboração de uma maleta pedagógica com réplicas de instrumentos pré-históricos. A redação do protocolo foi ainda concluída em 2006.

- Iniciou-se em 2006 a preparação de um "Fórum Internacional", subordinado ao tema "Património, Educação e Desenvolvimento Regional", a realizar-se nos dias 17 e 18 de maio e que conta com a presença de especialistas franceses e espanhóis (através do apoio das respetivas embaixadas), incluindo na sua comissão de honra a Sr.ª Ministra da Cultura, entre outras personalidades. A comissão executiva deste fórum teve o apoio do Dr. Fernando Magalhães, professor da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria.

- Enriquecimento do Centro de Documentação do CEPAE.

- "Nascimento" da coleção "Estremadura: Espaços e Memórias", com a direção cientifica do professor Dr. Saul António Gomes.

- Coordenação da obra "Casas Rurais da Alta Estremadura", juntando vários investigadores da região, um arquiteto e uma fotografa, com o objetivo de dar a conhecer um património em vias de desaparecimento.

- Em parceria com a Escola Superior de Educação, apresentou-se o CEPAE ao programa LEADER+ o projeto multimédia "Dançante 1". Este projeto, coordenado pela Dr.ª Isabel Varregoso, consta de um estudo profundo da dança regional, através da apresentação em suporte multimédia da análise das características de sete ranchos, sendo que prevê, na totalidade, a edição de 7 DVD - um por rancho.

- Continuidade de acolhimento de jovens estagiários.

- Continuidade do protocolo com o Município da Batalha, no que refere à Inventariação do Arquivo e alargou-se o protocolo no âmbito das escavações arqueológicas da Igreja de Santa Maria da Batalha.

2007

- Concurso Escolar "Brigadas do Património", inicitaiva do IPL, envolvendo o apoio do Governo Civil de Leiria e o apoio do jornal "Região de Leiria", "Eco de Pombal", "Jornal da Batalha" e o "Gazeta das Caldas" que promoveram a sua publicação. Envolveu ainda a colaboração das coordenações educativas de Leiria, Área Oeste, Lezíria e Médio Tejo, que através de canais próprios promoveram o concurso junto das escolas. O tema do concurso "Outras Maravilhas" e a cerimónioa de entrega de prémios decorreu no Museu da Cerâmica em Caldas da Rainha, contando com a presença da Vereadora da Cultura e do Governo Civil.

- Promoveu-se a realização do "I Fórum Internacional", subordinado ao tema "Património, Educação e Desenvolvimento Regional". Realizado nos dias 17 e 18 de maio, no auditório da ESEL, contando com a presença de vários especialistas franceses e espanhóis (através do apoio das várias embaixadas), incluindo na sua comissão de honra a Ex.ma Sr.ª Ministra da Cultura, entre outras personalidades. A comissão executiva deste fórum teve o apoio inestimável do Dr. Fernando Magalhães.

- A direção deu prioridade à promoção da investigação de âmbito regional, bem como à edição de estudos que permitiram um conhecimento mais profundo da história, cultura e património local. Embora se encontrem algumas publicações que em diferentes alturas e em variados pontos da geografia regional têm procurado colmatar este desconhecimento, continua a existir um vasto espaço para preencher no campo editorial dos estudos regionais sobre a História, o património e a Cultura Popular e Tradicional da Estremadura. Neste contexto nasce, a confluência da proposta do CEPAE com o apoio imediato da Folheto Edições e Design e a adesão entusiasta de vários investigadores regionais, a "Coleção Estremadura: Espaços e memórias". Com o lançamento deste projeto editorial, o CEPAE estruturou um novo ciclo da sua atividade, tendo lançado no ano de 2007, 5 volumes:

  • "A Região de Leiria, património, identidade e história", da autoria de Saul António Gomes.
  • "Contos e Sabores da Alta Estremadura", vários autores.
  • "O Couto Mineiro do Lena - Histórias e Memórias", de Herlander Silva.
  • "Etnografia da Alta Estremadura - Breve Introdução", de José Travaços dos Santos.
  • "Brinquedos Rurais Tradicionais", de Mário Neto.

- Na continuidade da promoção da cultura local, o CEPAE promoveu em 2007, em parceria com o IPL, a organização de uma Antologia de Contos Inéditos de Jovens Autores de Leiria. Coordenada pelo escritor Paulo Moreiras.

- Fase de preparação da obra "Casas Rurais da Estremadura", que juntou vários investigadores da região, um arquiteto e uma fotografa, com o objetivo de dar a conhecer um património em vias de desaparecimento.

- Em parceria com a Escola Superior de Educação, apresentou o CEPAE ao programa MEADER+ o projeto multimédia "Dançante - 1", projeto coordenado pela professora Isabel Varregoso.

- O CEPAE esteve presente no Congresso "Região de Leiria, inovação e oportunidades", realizado em 20 e 21 de abril de 2007, com a intervenção "Pós-Modernidade e Património".

- Colaboração na atividade "A vida dos frades dominicanos na Batalha", realizada em maio de 2007, no âmbito do concurso 7 maravilhas, bem como nas Jornadas Europeias do Património, realizadas nos dias 28, 29 e 30 de setembro de 2007 e organizadas localmente pelo Mosteiro da Batalha e pelo Município da Batalha.

- Colaborou na exposição "Gárgulas Góticas", patente na Galeria Mouzinho de Albuquerque, na Batalha.

- Colaboração no colóquio e na exposição etnográfica Danças e Cantares da Nazaré.

- Colaboração no lançamento do livro "A Matança do Porco", obra organizada pelo Rancho Folclórico de Pussos, Alvaiázere.

- Foi pedida a colaboração do CEPAE nos projetos "Feira Medieval", a realizar em junho de 2008, na Batalha, bem como "Os Caminhos de Santiago", projeto que envolve vários concelhos limítrofes, a dinamizar igualmente ao longo de 2008.

- Continuidade ao protocolo como o Município da Batalha, referente à Inventariação do Arquivo.

- Continuidade à prestação do CEPAE em sede da direção da ADAE e Conselho de Decisão do Programa LEADER+.

2008

- Promoção do Concurso Escolar "Brigadas do Património".

- Promoção da investigação de âmbito regional, bem como à edição de estudos que permitam um conhecimento mais profundo da história, cultura e património locais, por via do projeto editorial "Estremadura: Espaços e Memórias", tendo como coordenador científico o prof. Dr. Saul António Gomes, tendo sido editadas em 2008, mais 6 volumes e lançados 4.

  • "Tradição - Danças e Andanças", de Isabel Varregoso (Co-edição com o CIID/IPL) e lançado na ESE de Leiria.
  • "Da Estrada Romana ao Telégrafo Visual - Dois mil anos de viagens e comunicações por terras de Alvaiázere", de Mário Rui Rodrigues, lançado em Alvaiázere.
  • "Palhas ao palheiro - Construções agrícolas em Ourém", de Ana Saraiva, lançado em Ourém.
  • "A Região de Leiria na época Romana", de João Pedro Bernardes, lançado no auditório do município da Batalha.
  • "O Mosteiro da Batalha - outra maneira de o conhecer", de Júlio Órfão, lançado no Auditório do Mosteiro da Batalha.
  • "Os Trabalhadores Laneiros no distrito de Leiria", de Kalidás Barreto, lançado no Município de Castanheira de Pera, em janeiro de 2009.

- Continuidade aos estágios, com a parceria da Escola Profissional de Artes e Ofícios Tradicionais da Batalha.

- Continuidade ao protocolo com o Município da Batalha, referente à Inventariação do Arquivo.

- Continuidade à prestação do CEPAE em sede da direção da ADAE e Conselho de Decisão do Programa LEADER+.

2009

- Continuação da garantia da manutenção do projeto editorial Coleção "Estremadura: Espaços e Memórias", concluindo a 1.ª série de 12 volumes (12.º volume: "Vinhos e História da Alta Estremadura entre os séculos XII e XVII", da autoria do prof. Dr. Saul António Gomes) e o 1.º volume da 2.ª série "As destruições provocadas pelas Invasões Francesas em Leiria", da autoria do Eng. Ricardo Charters d'Azevedo.

- O CEPAE e a Região de Turismo Leiria/Fátima concretizam no final de 2009 um protocolo de colaboração visando a elaboração de 9 roteiros da Região, no qual o CEPAE assumirá a gestão global do projeto, sendo que a sua coordenação científica estará a cargo da Dr.ª Maria da Graça Poças dos Santos, docente do IPL.

- Concretização do projeto do livro "Sensibilidades 25 // Antologia de Fotógrafos da Região de Leiria".

2010

- Continuação do projeto editorial "Estremadura: Espaços e Memórias", sendo editados nestes anos os seguintes exemplares:

  • "Monges e Camponeses - O Domínio Cisterciense de Alcobaça nos séculos XVIII e XIX", da autoria de António Maduro e em colaboração com os Amigos do Mosteiro de Alcobaça.
  • "A Morte do Barão de Porto de Mós", da autoria do Eng. Ricardo Charters d'Azevedo e lançada com a presença do prof. Dr. Guilherme d'Oliveira Martins.
  • "Pombal Medieval e Quinhentista", da autoria do prof. Saul António Gomes, patrocionado pelo Município de Pombal e lançado no âmbito das Festas do Bodo.

- O CEPAE e a Região de Turismo Leiria/Fátima mantiveram o protocolo de colaboração visando a elaboração de roteiros turísticos da região.

- Concretizou-se o projeto da edição da obra "Sensibilidades 25 // Antologia de Fotógrafos da Região de Leiria", bem como a exposição com o mesmo nome, que tem percorrido, em itinerância, os concelhos da região. Inaugurada em dezembro em Ourém, esteve patente 2 meses em Pombal e em setembro no Teatro José Lúcio da Silva em Leiria. Uma das fotos que integra a Antologia da exposição, da autoria de Luís Lobo, ganhou o 1.º prémio do prestigiado concurso promovido pela revista francesa Photo Magazine, na categoria "Um certo Olhar". Esta antologia foi lançada no Ateneu de Leiria com a presença dos fotógrafos e esteve à venda na FNAC de Leiria, onde igualmente se efectuou um lançamento.

- O CEPAE colaborou com a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa na edição da obra de Saul António Gomes "A Comuna Judaica de Leiria - das Origens à Expulsão". Obra que recebeu o prémio Augusto Botelho da Costa Veiga.

- Apoio ao livro "Alcobaça - Um século em imagens", da autoria de Jorge de Sampaio e Luís Pereira.

- Colaboração das obras "Barreira e a sua história", volume II, da autoria do Prof. Borges da Cunha e do livro "Golpilheira Medieval - Documentos históricos", da autoria do prof. Dr. Saul António Gomes.

- Organização em setembro de 2010 em colaboração com o Arquivo Distrital de Leiria um colóquio sobre "Alexandre Herculano" que contou com a presença do prof. Dr. Guilherme d'Oliveira Martins, bem como vários oradores: Saul António Gomes, Acácio de Sousa, Carlos Fernandes, Amélia Pinto Pais, Adélio Amaro.

- Coleção de Estudos Académicos - Estudos e Documentos. O 1.º volume da autoria do prof. Mário Rui Rodrigues intitulado "O Diário «perdido» da viagem de José Cornide por Espanha e Portugal em 1772", descrição da passagem por Pombal, Leiria, Marinha Grande, Batalha, São Jorge, Alcobaça, Caldas da Rainha e Óbidos.

- Coleção intitulada "Estremenhos Inesquecíveis", contemplando pequenas biografias de personalidades que, nos diferentes concelhos, marcaram de algum modo a vida cultural, económica ou política no séc. XX, sendo lançada em 2011.

- Organização de ciclos temáticos em colaboração com as autarquias dos concelhos da Alta Estremadura. O 1.º Ciclo dedicado ao mundo rural no Agro Museu da Ortigosa, seguindo-se Marinha Grande, Ourém, Pombal e Batalha.

- Preparação do "I Encontro das Associações de Defesa do património da Alta Estremadura", realizado na Batalha em 15 de janeiro, no qual participaram 11 associações.

- O CEPAE foi solicitado pelos jornais locais a pronunciar-se sobre o assunto "Capela das Chãs". Reuniu um conjunto de pareceres especializados relativos ao valor patrimonial do edifício e à perda que representará o abandono e destruição, pareceres fundamentais para a tomada de decisão do IGESPAR ao considerar a Capela das Chãs como património de valor municipal a requerer a sua preservação, iniciativa conjunta da Delegação da Ordem dos Arquitetos, CEPAE, OIKOS e ADLEI.

- Apoio à edição da obra "O Portal do Mosteiro de Santa Maria da Vitória e a Arte Europeia no seu tempo", da autoria de Jean-Marie Guillouet, editada pela Textiverso.

- Protocolos entre o CEPAE e o Município da Batalha, relativo ao Arquivo Municipal.

2011

- 1.º Encontro de Associações de Defesa do Património, na Batalha.

- Lançamento do volume n.º 5, da 2.ª série da Coleção "Estremadura: Espaços e Memórias": "Batalha - Viagem a um Mosteiro Desaparecido com James Purphy e William Beckford", da autoria de Pedro Redol.

- Lançamento do volume n.º 6, da 2.ª série da Coleção "Estremadura: Espaços e Memórias": "50 Coisas de Escrita Alcobacense", da autoria de Rui Rasquilho e António Maduro, numa co-edição CEPAE/ AMA (Amigos do Mosteiro de Alcobaça).

- Lançamento da obra "Casas Rurais da Alta Estremadura", apoiada pela ADAE no âmbito do projeto LEADER+.

- Lançamento de uma nova coleção de estudos académicos, designada "Estudos & Documentos", cujo primeiro volume é da autoria do prof. Mário Rui Rodrigues "O Diário «perdido» da viagem de José Cornide entre Espanha e Portugal em 1772" - descrição da passagem por Pombal, Leiria, Marinha Grande, Batalha, São Jorge, Alcobaça, Caldas da Rainha e Óbidos.

- Continuação das atividades no âmbito do ciclo temático "O Mundo Rural" em Ourém e Marinha Grande, com a colaboração dos concelhos da Alta Estremadura.

- Participação no "II Encontro das Associações de Defesa do Património da Alta Estremadura", realizado pela AFAC (Associação Fátima Cultural), iniciativa que partiu do CEPAE com a realização no ano anterior do 1.º Encontro.

- Organização do CEPAE em conjunto com o Município de Ourém, o "1.º Congresso de História e Património da Alta Estremadura", realizado nos dias 28 a 30 de outubro.

- Participação no projeto "Biblioteca Itinerante", promovido pelo Município da Batalha e com o apoio do programa LEADER+.

2012

- Lançamento da 2.ª obra, no âmbito da coleção "Estudos & Documentos": "O Céu, a Pedra e a Terra", da autoria de António Maduro, Amílcar Coelho e Rui Rasquilho, em co-edição com a AMA (Associação dos Amigos de Alcobaça). Esta obra para além de ter sido apresentada publicamente em Alcobaça foi apresentada posteriormente em Nazaré. 

- Numa praceria com a AMA foi lançado o 1.º volume de uma nova coleção "Biografias Estremanhas" sobre Eduardo Raposo de Magalhães, da autoria de António Maduro, cuja apresentação foi no Museu do Vinho em Alcobaça.

- Homenagem póstuma à professora Amélia Pinto Pais, da iniciativa da Escola Secundário Francisco Rodrigues Lobo, tendo publicado, com o apoio da Escola e da Fundação Caixa Agrícola de Leiria, o seu estudo "Alexandre Herculano - Escritor", apresentado num colóquio realizado no Arquivo Distrital de Leiria.

- Apoio à edição da obra "À Procura de um lugar na Europa: O Território e o Património nos discursos sobre Leiria e suas Regiões", que teve por base a tese de Doutoramente do Doutor Fernando Magalhães.

- Continuação da dinamização da exposição "Sensibilidades 25 // Fotografia" (Museu Joaquim Correia - Marinha Grande).

- Organização de um colóquio "A Capela dos Sousa no Mosteiro da Batalha", numa iniciativa do Mosteiro da Batalha em parceria com a Câmara Municipal da Batalha.

- Participação no colóquio sobre "O Fabrico de Papel", realizado em Figueiró dos Vinhos, com a coordenação dos investigadores Miguel Portela e Saul António Gomes.

- Convidado a integrar o Seminário "30 anos a reabilitar com História", promovido pela empresa Umbelino Monteiro, tendo apresentado comunicações em Leiria e Guimarães.

- Promoveu a realização de um curso livre sobre "A Arte Barroca - O ser e o parecer", dinamizado pela Doutora Sónia Vazão, tendo lugar na Junta de Freguesia da Batalha.

- CEPAE integrou o Eixo Território, do "Fórum Setorial Leiria Região de Excelência", que teve lugar na NERLEI.

- Convidado a comentar diversas questões relacionadas com a problemática de Turismo e Património num artigo de fundo publicado pelo jornalista Jacinto Duro no semanário Jornal de Leiria.

- Convidado a comentar várias questões de âmbito patrimonial, na seção "A pergunta da semana" do semanário "Região de Leiria".

- Convidado a participar com um testemunho escrito sobre a região, no âmbito das comemorações dos 25 anos do "Diário de Leiria".

- Eleição para um novo mandato da ADLEI, na qualidade de vogal de direção.

- Convidado a integrar um grupo de reflexão no âmbito da Comunidade Pinhal Litoral.

- Reformulação do site com o objetivo de o tornar mais potenciador da ação do CEPAE no contexto regional, ao mesmo tempo que está a desenvolver um portal dos municípios que visa promover, de uma forma integrada os projetos e atividades de índole cultural que se vão dinamizando nos concelhos associados do CEPAE.

- Acolhimento de alunos estagiários dos cursos de Fotografia e Museografia e Gestão de Património, do Agrupamento de Escolas da Batalha.

2013

- Promoveu o curso livre "Da Pintura Antiga - Como se fazia", lecionado pelo Dr. Pedro Redol, realizado em Leiria, no M|i|MO (Museu da Imagem em Movimento).

- Promoveu a realização do curso livre sobre "A Arte Barroca - O Ser e o Parecer", dinamizado pela Doutora Sónia Vazão, no Museu Municipal Marquês de Pombal, em Pombal.

- Promoveu um Workshop de Fotografia intitulado "Arquitetura Monumental", da responsabilidade do fotógrafo Manuel Ribeiro, realizado no Mosteiro da Batalha.

- Criação da página de facebook do CEPAE tendo em vista a divulgação das nossas atividades, bem como as de outras entidades relacionadas com o património.

- Acolhimento de alunos estagiários do curso de CEF Operador de Informática do Agrupamento de Escolas da Batalha.

- Preparação das comemorações do 20.º Aniversário do CEPAE e do "Encontro sobre Políticas Patrimoniais da Região".

2014

- Realização de um ciclo de palestras no Mosteiro da Batalha "Idade Média/ Idade dos Saberes", realizados em 12 de abril, 10 de maio e 21 de junho.

- Reunião com o Município da Nazaré para adesão a sócio CEPAE.

- Convite para a Comemoração do Centenário das Aparições em Fátima.

- Participação na FIABA.

- Participação no colóquio "Memórias, Turismo e Trajes Tradicionais", na Nazaré.

- Realização da Conferência "10 Anos de Rota de Arquitetura Korrodi - Como educar o "olhar património construído"", em Leiria.

- Realização do Workshop "Introdução e Reabilitação de Edíficios em Taipa", no Museu Municipal de Ourém.

- Candidatura da edição de Atas do Simpósio do Calcário - Fundação Calouste Gulbenkian.

- Participação no Festival de Folclore "Vila da Caranguejeira 2014".

- Parecer no jornal "Região de Leiria" sobre o arrendamento de espaços em monumentos nacionais.

- Convite para integrar a Comissão/ Seleção para o apoio à edição de Obras Históricas/ Cientificas e de interesse cultural para a Batalha e sua Região.

 

CENTRO DE PATRIMÓNIO DA ESTREMADURA  

Copyright © 2014