BATALHA | CALDAS DA RAINHA | LEIRIA | MARINHA GRANDE | POMBAL | PORTO DE MÓS | OURÉM

Get Adobe Flash player

PUBLICAÇÕES CEPAE

Veja aqui as publicações do CEPAE. Conheça o catálogo, as coleções próprias e as apioadas por nós. (ver)

 

  cepae

CONHEÇA A DIREÇÃO CEPAE 

Veja aqui quem são os novos membros da Direção do CEPAE (ver)

 

 

CONTRIBUTOS

Regularmente vamos promover neste espaço contributos de colaboradores nas áreas do património. (ver)

 

 

LOJA CEPAE

Veja a nossa oferta de publicações e encomenda online! Receba os nossos livros diretamente em sua casa. (ver)

 

Apom 1 675 2500

 

25 Maio 2019

O Museu de Leiria ganhou esta sexta-feira o prémio “Projeto Internacional” na gala de entrega dos prémios da Associação Portuguesa de Museologia (APOM), numa cerimónia no Teatro Miguel Franco, em que o m|i|mo – museu da imagem em movimento obteve uma menção honrosa.

No caso do Museu de Leiria, foi premiado o trabalho desenvolvido para o Congresso Internacional e a exposição na Croácia comemorativa dos 20 anos da descoberta do Menino do Lapedo, enquanto no caso do m|i|mo foi premiado trabalho de Museologia da exposição do Mimo "Nós e os outros".

Na sessão de entrega dos prémios, o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, destacou o trabalho desenvolvido nos museus, onde as equipas, com grande dinamismo, assumem “a criatividade como o principal recurso ao seu dispor”.

O autarca destacou ainda a existência de uma rede de espaços museológicos de grande qualidade em todo o país, graças a uma geração de autarcas e líderes associativos que descobriu a importância e o potencial destes espaços para o desenvolvimento dos territórios, seja pelo papel que representam ao nível do reforço do sentimento de pertença à comunidade, pelo papel pedagógico e cultural, mas também pelo impacto na promoção económica e turística.

“A grande vitória é ver os nossos museus cheios de vida e a receberem cada vez mais visitantes”, disse, defendendo que atualmente, os museus são “espaços de contemporaneidade, espaços em que se promove a reinterpretação disruptiva do presente em linguagem artística, e são também lugares sagrados em que se preserva a memória daqueles que nos precederam”.

Refira-se que a APOM, fundada em 1965, atribui os prémios anualmente, desde 1997, a museus, projetos, boas práticas, profissionais e diversas atividades desenvolvidas no setor.

Este ano a associação recebeu cerca de 200 candidaturas de instituições de Portugal continental e das Regiões Autónomas, bem como de projetos de expositivos portugueses no estrangeiro, tendo sido distinguidas 89 entidades.


CENTRO DE PATRIMÓNIO DA ESTREMADURA  

Copyright © 2014