BATALHA | CALDAS DA RAINHA | LEIRIA | MARINHA GRANDE | POMBAL | PORTO DE MÓS | OURÉM

Get Adobe Flash player

PUBLICAÇÕES CEPAE

Veja aqui as publicações do CEPAE. Conheça o catálogo, as coleções próprias e as apioadas por nós. (ver)

 

  cepae

CONHEÇA A DIREÇÃO CEPAE 

Veja aqui quem são os novos membros da Direção do CEPAE (ver)

 

 

CONTRIBUTOS

Regularmente vamos promover neste espaço contributos de colaboradores nas áreas do património. (ver)

 

 

LOJA CEPAE

Veja a nossa oferta de publicações e encomenda online! Receba os nossos livros diretamente em sua casa. (ver)

 

 

Comunicação relativa ao “XXV Congreso Internacional da Antropología de Iberoamérica – Identidades, Historia y Cultura” no qual Adélio Amaro, presidente do Centro do Património da Estremadura (CEPAE) será um dos oradores convidados do Congresso que terá lugar na Universidade de Salamanca, Espanha, nos dias 19 e 20 de Novembro de 2020.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Adélio Amaro, presidente do Centro do Património da Estremadura (CEPAE) é um dos oradores convidados do “XXV Congreso Internacional da Antropología de Iberoamérica – Identidades, Historia y Cultura” que terá lugar na Universidade de Salamanca, Espanha, nos dias 19 e 20 de Novembro de 2020.

Além de representar o CEPAE, Adélio Amaro estará, também, como membro correspondente do centenário Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, Brasil. Irá apresentar o tema “Etnografia da Alta Estremadura – 1875-1910” no painel sobre “Património e Identidade”, presidido por Eloy Gómez Pellón, da Universidade de Cantabria, e ao lado de Maria Fernanda das Chagas (Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil) e Edmara Schuch (Universidade de Salamanca). O Presidente do CEPAE irá, ainda, presidir ao painel “Penamacor: antigo negócio, novas perspetivas em um quadro regional transboundário”.

O Congresso será transmitido para diversos países, dos vários Continentes, e contará com a intervenção de 54 oradores oriundos de 12 países (Brasil, China, Colômbia, Espanha, Grécia, Itália, México, Peru, Panamá, Polónia, Portugal e República Checa).

Para Adélio Amaro “esta é uma oportunidade, quando se promove a candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura, para levar o nome da região mais longe e dignificá-la com um tema que faz parte da identidade cultural da Estremadura. É um congresso de escala mundial, ele próprio já com história, que permitirá contactos e parcerias na área da investigação. Receber este convite, inicialmente em nome individual por um dos dois diretores do Congresso, Luiz Nilton Corrêa, é uma enorme honra. Não só por participar, mas porque permite, além de aprender, criar laços e partilhar experiências com diversas Universidades e instituições de promoção do património, um pouco por todo o mundo”. O Presidente do CEPAE, em reunião do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, parceiro deste Congresso, apresentou a disponibilidade do CEPAE para que o Congresso de 2022 decorra na região de Leiria, ideia que foi bem acolhida pela organização.

O Congresso Internacional de Antropologia da Ibero-América é uma referência no campo da sua especialidade. Reúne profissionais de áreas tão diversas quanto relacionadas, como sociologia, história, filosofia, comunicação, economia, política, literatura e muitas outras.

Ao longo dos anos, este Congresso reuniu centenas de professores e pesquisadores de vários Continentes. Nesta XXV edição, o Congresso terá a participação da Universidade de Salamanca, do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (Brasil), do Instituto de Pesquisas Antropológicas de Castela e Leão (Espanha), da Sociedade Espanhola de Antropologia Aplicada (Espanha), da Sociedade Ibero-americana de Antropologia Aplicada (Brasil e países hispano-americanos), do Mestrado Universitário em Antropologia da América Latina pela Universidade de Salamanca, da Rede Universitária de Antropologia da América Latina e dos Grupos Arcos – Pró-Resgate da Memória Histórica, Artística e Cultural de Biguaçu (Brasil).

A direção do Congresso, nesta edição em Espanha, estará a cargo dos Professores Ángel Espina Barrio (Universidade de Salamanca) e Luiz Nilton Corrêa (Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina).

 

 

cartaz.jpg

 

 

CENTRO DE PATRIMÓNIO DA ESTREMADURA  

Copyright © 2014